Chapati, o pão mais antigo do mundo



O isolamento social fez com que muitas pessoas ressignificassem a sua relação com o alimento. O pão fresquinho de antes tem sido substituído por panquecas, tapiocas e outras alternativas de preparo rápido. Muitos até começaram a fazer seu pão em casa!

E por aí, como está?

Você já se aventurou a fazer o seu próprio pão?

Nessa receita da collab com a Iasocomoflor, iremos compartilhar um pão muito simples, versátil e rápido!


Chapati, o pão mais antigo do mundo é feito com apenas 4 ingredientes e não leva fermento, o que o torna muito prático e barato.


E se você, como eu, não tem uma superfície adequada para abrir massas na sua cozinha, o FAVO tamanho Gigante é um super aliado nessa hora! Basta enfarinhar para usar e depois lavar com água. Funciona que é uma beleza!


Ingredientes para 8 discos de 10cm


  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo

  • ½ colher (chá) de sal

  • 1 colher (sopa) de óleo

  • ⅓ de xícara (chá) de água

  • farinha de trigo a gosto para polvilhar

Em uma tigela grande misture a farinha de trigo com o sal. Regue com metade da água e misture com a mão até formar uma farofa grossa.


Adicione o óleo e misture bem. Ainda dentro da tigela, acrescente aos poucos o restante da água, amassando com a mão até que a massa absorva todo o líquido.


Sove a massa por 5 minutos. Se a massa estiver grudando muito nas mãos, acrescente um pouquinho de farinha. Bem pouco para não ressecar a massa.

Modele a massa numa bola, cubra com um pano e deixe descansar por 10 minutos. Esse descanso relaxa o glúten e faz o pão inflar com mais facilidade.


Divida a massa em 8 bolinhas e cubra com um pano para que não percam umidade. Polvilhe o seu FAVO gigante com farinha e abra uma bolinha com o rolo até formar um disco bem fino. Polvilhe pouca farinha no disco, somente se ele estiver grudando no rolo.


Leve uma frigideira ao fogo médio. Quando estiver quente, bata o disco de massa contra as mãos para tirar o excesso de farinha e coloque na frigideira. Deixe o pão assar 15 segundos, até começar a formar bolhas. Com cuidado, vire o pão com uma pinça e deixe por mais 15 segundos na frigideira – o pão vai começar a inflar. O ponto ideal é que o pão permaneça macio. Chapati não é um pão crocante. Enquanto isso, acenda uma outra boca do fogão.

Tire o pão da frigideira com uma pinça e coloque diretamente na chama da outra boca do fogão para chamuscar levemente. Transfira o pão para um prato e cubra com um pano para que permaneçam macios e quentinhos. Repita com o os outros discos. Você também pode finalizar eles na frigideira, basta deixar cozinhar por mais tempo depois de virar. Sirva a seguir.


Os chapatis prontos duram 3 dias. Faça um pacotinho com seu FAVO gigante e guarde protegido da luz e calor.

Foto: Iaso Ruiz-Tagle

107 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo